jueves, mayo 22, 2008



Hoje, lí numa notícia na Folha de S.Paulo, que, durante a montagem do evento CASA COR, uma arquiteta teria xingado um segurança de macaco. A questão não é essa. A reportagem dizia "... a nota, que ontem circulou entre arquitetos que participam do evento, teve o mesmo efeito de uma bomba, já que aponta Ana Maria Vieira dos Santos, uma das mais badaladas profissionais da cidade, como protagonista do caso ocorrido de racismo...". 

Entao pensei, Ana Maria Vieira dos Santos, uma das mais badaladas profissionais!? Sei que ando por fora do mundo da arquitetura do Brasil, e desconhecia o seu trabalho. Assim que investiguei, e me deparei com sua webpage. Pra começar, surpresa com o "close" de sua cara. E logo, o conteúdo. 

Vá ao link "Exteriores". Mas nao espere ver alguma arquitetura em forma de casa, prédio, equipamento urbano ou espaço público, mas sim "Exterior" no mais literal da palavra: jardins de casas. Deixe-me antes dizer que sou uma grande admiradora do Paisagismo como expressão arquitetônica. Mas me incomoda, como pré-arquiteta que sou, que a Decoração ou Design de Interior seja classificado e entendido como arquitetura! Arquitetura é muito diferente do bom gosto de escolher sofás, mesas ou cadeiras. 

Assim, que me indigna ver que o entendimento da Arquitetura seja o mesmo que o da Decoração. Niemeyer é arquiteto ou decorador? Nao tenho a intenção de desprestigiar decoradores, já que encontro um atividade fundamental para complementar uma boa obra de arquitetura, mas seria melhor que Ana Maria Vieira dos Santos se dissesse Decoradora ( ou designer de interior, mais chic, não?), e deixasse o papel de arquiteto à Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, ou entre outros mais contemporâneos como Isay Weinfield, que supreende com sua obra, incluindo a parte de interiores. 

O que gostaria de deixar claro é que Arquitetura e Decoração são trabalhos e atividades diferentes. Tanto no ensino, como no conceito. Sem dúvida são atividades que se complementam, mas se você não é entendido do assunto pense antes de dizer à um amigo arquiteto "Comprei uma casa nova, e como voce é arquiteto poderia me ajudar a escolher os sofás e as cores da paredes!". Provavelmente ele ficará entristecido, e auto-questionará seu papel dentro de arquitetura! 

A CASA COR vem chamando arquitetos com nomes importantes para desenvolver alguns dos espaços do evento, e se diz " a mais importante mostra de arquitetura, decoração e paisagismo em 22 anos". Miles de pessoas visitam a CASA COR por ano. É um evento, indignamente, importantíssimo para a sociedade brasileira, e mais paulista. Mas o conceito é errado. De arquitetura pouco, de comercial e decoração, muito. Veja exemplo da CASA COR de 2007.

Arquitetura vai muito mais além de construir uma casa. E seria interessante uma reflexão, tanto dos mesmos arquitetos como dos cidadãos, do papel da arquitetura na sociedade em geral.