miércoles, abril 08, 2009


Percebi que já faz tempo que ando por fora do mundo da violência. Hoje, choquei ao ler uma mini reportagem sobre um alfaiate chamado Miguel Caballero, da Colombia. Eu nunca tinha escutado falar, talvez porque sou uma preguiçosa do mundo da moda, ou talvez porque o mundo da segurança pessoal esteja bem longe do meu dia-a-dia. Ainda bem!
Miguel Caballero decidiu virar alfaiate de roupas blindadas de luxo, quando viu que um amigo seu da high estava cansado de andar com seguranças sempre por perto, mas tinha preguiça dos coletes anti-balas.
Caballero decidiu então facilitar a vida do amigo e começou a desenhar roupas de alta costura a prova de balas. High Security Fashion (aviso aos navegantes: a web é um desastre).
Dentre a clientela, encontra-se Hugo Chavez, e suas jaquetoilas vermelhas. Ligeramente desalinhado, como manda o figurino de um presidente tão popular. Dizem os rumores, que Hugo deu de presente a Lula uma dessas, na cor branca. Entre outros clientes (oficiais), estão o presidente da Colombia, Álvaro Uribe, o Príncipe Felipe de España, e porque não, Barack Obama, que, dizem, usou na posse um sobretudo a prova de balas design by Caballero.

O zelador da segurança alheia tem lojas espalhadas por 16 países do mundo, entre eles todos os países da America Latina menos o Brasil, por questões de burocracia. Não seria um má idéia, já que o conceito de "blindado" no Brasil anda em alta. Questão de segurança?

Essa é uma imagem comum de São Paulo. Carros blindados expostos na rua, à venda.